19 de agosto: Dia Nacional de Lutas da População em Situação de Rua

por | ago 19, 2021 | Mandato, Moradia, notícias | 0 Comentários

Nesta quinta-feira (19) é comemorado o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Ao longo de toda a semana, o mandato Renato Freitas participou de atividades e protocolou projetos na Câmara, promovendo a discussão a respeito das principais reivindicações e necessidades das pessoas que vivem nas ruas da cidade.

Entre as ações, foi protocolado o Projeto de Lei que institui a Política Municipal voltada para a população em situação de rua de Curitiba, além das Sugestões de Atos Administrativos à Prefeitura reivindicando a antecipação no planejamento das ações de auxílio à população em situação de rua no período de inverno e a suspensão da lavagem de calçadas do centro da cidade em dias de frio extremo. 

Acolhimento de Denúncias

Outra ação desenvolvida diz respeito ao acolhimento de denúncias de violações dos Direitos Humanos cometidas contra a população em situação de rua. 

Na tarde desta quinta-feira, a partir das 13h30, o mandato estará presente em uma roda de conversa, comandada pelo MNPR, que irá apresentar os direitos da comunidade e acolher essas denúncias.  A ação está inserida dentro de uma outra proposição protocolada pelo mandato também nesta semana: a sugestão de Ato Administrativo à Prefeitura para que o serviço de atendimento pelo telefone 156 passe a contar um canal específico para atender violações de direitos humanos praticadas contra a Pop. Rua. 

A Central 156 é um serviço de telefone da Prefeitura, que também está disponível em aplicativos para smartphone, que acolhe pedidos de informação sobre a administração municipal. Atualmente, a plataforma dá acesso a uma lista de 12 serviços cadastrados, onde é possível definir e encaminhar pedidos específicos e até anexar fotos.

A ideia é que as denúncias possam ser feitas por qualquer pessoa, inclusive o próprio morador em situação de rua, sendo garantido o sigilo e anonimato. Todas as denúncias recebidas deverão ser encaminhadas para a Controladoria Geral do Município, que tomará providências para apuração e responsabilização dos envolvidos.

Leia a proposta completa AQUI.  

Celebração

Além da roda de conversa, o MNPR irá promover atividades ao longo do dia em celebração ao Dia Nacional de Lutas. Nas praças Rui Barbosa e Tiradentes, a partir das 9h, haverá oficinas de poesia, cartazes e música, além de apresentações de Slam e Hip-Hop. Também haverá distribuição de café, lanches e almoço. 

Já no período da tarde, a partir das 13h30, as ações acontecem na praça Osório. Além da roda de conversa sobre os direitos da população em situação de rua, haverá um jogo de futebol entre a equipe do Movimento e convidados. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Coluna | O Sistema

Foto: Arquivo Pessoal O direito é o campo da cordialidade aristocrática, a desfaçatez que corrói as autênticas relações, chamada network. Os alunos aprendem cedo, escolhem um professor e lustram...

ler mais
Open chat